A primeira fase do projecto corresponde à criação de uma galeria de arte urbana, a Galeria dos Contrabandistas.

A valorização do local por e para quem o habita é o grande intuito da constituição desta Galeria. É proposto desenvolver uma nova dinâmica do espaço urbano, tornando-o num bem colectivo de promoção de qualidade de vida.

A arte e a cultura na criação de identidade e relações de pertença da comunidade com o território. A musealização do território e das intervenções nele feitas irão conferir significado e valorização, através da sua exposição.

Os espaços degradados, assim como as paredes dos edifícios devolutos ou em mau estado, servirão de suporte a peças de arte que, no seu conjunto, constituirão uma narrativa representativa do bairro.

As obras produzidas formarão um conjunto com características de exposição colectiva efémera, sendo elas o acervo da Galeria.

Colocar a Galeria dos Contrabandistas nas rotas nacionais e internacionais da street art.

Na continuidade da política de conservação digital das obras artísticas executadas no território, pretende-se que a Galeria dos Contrabandistas seja incorporada ao Street Art Project, do Google Cultural Institute.

A missão da Galeria dos Contrabandistas é a promoção, desenvolvimento e gestão de projectos no território do Beco dos Contrabandistas, assim como a manutenção da sua memória. Inclui-se também a promoção dos estudos ligados às questões da transgressão como possibilidade de criação de novos valores.